Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Notícias Reitoria da URCA se reúne com representantes de CA’s
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Reitoria da URCA se reúne com representantes de CA’s
Ter, 22 de Setembro de 2015 00:00

images/stories/reunio - reitoria - cas 1.jpg

Estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA), representantes de Centros Acadêmicos da Instituição, estiveram reunidos com o Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, o Vice-Reitor, Francisco do Ó Lima Júnior, e os Pró-Reitores, para uma apresentação e esclarecimentos necessários relacionados ao funcionamento da Instituição, em cada área. Na ocasião, os estudantes fizerem questionamentos, apresentaram sugestões e tiraram dúvidas relacionadas a forma de distribuição dos recursos, voltados para investimentos de projetos dos alunos, já debatidos durante seminário.

 

Cada pró-reitoria contou com uma breve apresentação, incluindo projetos que já vêm sendo desenvolvidos e outros a serem iniciados pela administração. Foram destacados aqueles inseridos no Plano Plurianual da Universidade e Monitoramento de Ações Prioritárias Permanente – MAPP. O debate a respeito deste tema, principalmente dos projetos executados voltados para a classe estudantil, foi um dos pontos enfocados no encontro.

 

images/stories/reunio - reitoria - cas 2.jpg

Esse, segundo o Reitor, foi o primeiro de outros encontros que deverão acontecer, no intuito de proporcionar ações pautadas no diálogo institucional. Ele afirma que, nesse momento, além de apresentar aos alunos o funcionamento das instâncias da URCA, a meta é facilitar o trânsito dos estudantes na própria universidade para que saibam os setores determinados para cada procedimento. Todos os pró-reitores ressaltaram a disponibilidade em poder atender aos estudantes, para que dúvidas sejam esclarecidas em relação as ações e projetos desenvolvidos.

 

Alguns aspectos foram ressaltados durante a reunião, com a reestruturação do Departamento de Ensino de Graduação (DEG). Também será criado o Núcleo de Acessibilidade (NAURCA), e o fortalecimento das políticas afirmativas na instituição. Está em fase de encaminhamento a realização da III Semana de Extensão da URCA. A meta é que este segmento seja cada vez mais fortalecido, com ações nas comunidades.  E revitalização a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte e institutos da URCA são outras propostas que estão sendo trabalhadas. Além das parcerias que vêm senso fortalecidas junto à universidade e a criação do projeto Universidade Aberta da Terceira Idade.

 

Atualmente a URCA conta com sete Doutorados Interinstitucionais (Dinters), e dois Mestrados Interinstitucionais (Minters). Uma das finalidades da URCA é continuar fortalecendo a qualificação dos docentes da Universidade, com maior apoio à pós-graduação.

 

Já no segmento da assistência estudantil, a URCA conta atualmente com projetos relacionados à ampliação do restaurante universitário, atualmente com a distribuição de 2 mil refeições diárias, sendo 1.600 delas no Cariri, e mais 400 em Iguatu, com a meta de duplicar o fornecimento no centro-sul.  As adequações e melhorias no cardápio foram discutidas. Além disso, foram debatidas as propostas de realização do I Fórum de Assistência Estudantil da URCA, jogos universitários, e ampliar ações nas áreas de lazer e cultura.

 

A ampliação das bolsas para estudantes da Universidade foi enfocada. Não houve redução, conforme foi enfatizado, e a meta a partir de agora é poder dobrar o número. As bolsas da Proae atualmente em vigor são 132, e outras bolsas e convênios, 114.

 

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados